top of page

Mosquitos (Diptera:Culicidae)

       Os culicídeos são classificados como artrópodes da classe Insecta (possuindo assim, 3 pares de pernas, um par de antenas, corpo segmentado em cabeça tórax e abdome) e dentro desta classe situados na Ordem Diptera (caracterizada pela presença de um par de asas funcionais para o voo, e um par de asas atrofiadas chamadas de balancins/halteres que possuem função de equilíbrio).

     Na ordem díptera, estão dentro da Família Culicidae (caracterizada pela proboscide longa e maior que a cabeça, e em geral com a capacidade de perfurar a pele de outros organismos para sugar o sangue – tipo de picada SOLENOFAGICA), onde esta, divide-se em duas subfamílias, são elas ANOPHELINAE e CULICINAE.

     São conhecidas atualmente cerca de 3600 spp de mosquitos distribuídas em aproximadamente 40 generos. Os culicídeos são insetos holometábolos, sendo assim, ao eclodirem do ovo passam por três estádios, o primeiro é a fase larval que possui 4 instares (L1, L2, L3 e L4) seguida essa fase a larva L4 sofre uma muda e se transforma em pupa, onde esta não se alimenta e é móvel, após o estagio de pupa o mosquito adulto emerge. Podendo colonizar diversos ambientes, os culicideos estão presentes em quase todo o planeta, exceto nos polos e em algumas ilhas.

    A importância médica desses insetos se deve principalmente ao hábito hematofágico que somente as fêmeas possuem, onde fazem em um hospedeiro o repasto sanguíneo para que ocorra a maturação dos ovos, e com isso os tornam vetores potenciais de diversas doenças virais e parasitárias, tornando-se assim um grupo com importância para a saúde pública.

LABENT - Laboratório de Entomologia 

Departamento de Microbiologia e Parasitologia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Natal, RN - Brasil

bottom of page